Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/10/2019 13:25
  • Unidade de Saúde José Sarney promove ação de prevenção ao câncer de mama    
Divulgação

No intuito de reforçar os cuidados e prevenção contra o câncer de mama, a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou no início do mês a Campanha do Outubro Rosa. Diante disso, a Unidade de Saúde de José Sarney, na Zona Norte de Natal, realizou, nesta quarta-feira (09/10), uma ação de conscientização para alertar a população sobre o risco de câncer e a importância do autoexame. 

 

 

De acordo com o médico da unidade e responsável pela palestra, Diego Barreto, é de suma importância que a população tenha informações sobre o câncer de mama, na tentativa de prevenir e tratar de forma adequada. “Nessas ações, é importante a gente transmitir o conhecimento para a população. Desde a parte didática, de como fazer e mostrar na prática. É o autoexame de mama, é a questão do toque, assim, conseguindo identificar o mais rápido possível aquele nódulo no seio e realizar o tratamento de forma imediata. Além disso, a questão da alimentação e o estilo de vida está ligado diretamente com o câncer”, destaca.   

 

 

Na unidade, os principais serviços ofertados para o público presente foram palestras, dinâmica entre os usuários, sorteio de brindes, corte de cabelo, peça teatral e música ao vivo. Para a diretora da unidade, Raimunda Borges, a ação serve como um estímulo para as mulheres se cuidarem ainda mais em prol da própria saúde. “A gente oferece esse evento para a comunidade de Sarney na tentativa de cuidar e ajudar as mulheres a se prevenir do câncer. São vários serviços disponibilizados, a peça de teatro, por exemplo, consegue prender a atenção do público e leva a informação de maneira mais leve. Cortes de cabelo e maquiagens também são importantes para a autoestima da mulher”, conta.    

 

 

Moradora da região, a cabeleireira Ana Cristina, de 46 anos, está com suspeita de câncer e atualmente está passando por uma extensa bateria de exames. Diante disso, a cabeleireira foi uma das voluntárias nessa ação na unidade de José Sarney. “O acolhimento feito aqui é muito legal. Sou paciente e pedi para ser voluntária durante o evento. Hoje fiz escova e cortei o cabelo de algumas mulheres. Essa ação é excelente, porque ajuda no entendimento e alerta sobre a importância dos exames”, relata.   

 

Durante o mês de outubro, serão oferecidas palestras e atividades com a intenção de informar sobre a percepção de alterações nas mamas e os fatores que podem ajudar na descoberta precoce do câncer. 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css