Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/09/2019 22:01
  • Semurb aplica nova oficina na zona norte de Natal neste sábado
Divulgação

Uma nova rodada de oficinas para revisão do Plano Diretor de Natal, aconteceu na região administrativa norte nesta sexta-feira (20/09).  A reunião contou com um boa participação da comunidade, apresentando suas contribuições e questionamentos sobre a aplicação do Plano. 

 

 

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que coordena o processo, já realizou mais de 30 atos públicos, desde que foram iniciadas as discussões em junho de 2017. Só este ano, foram realizadas 14 oficinas com a população e com os diversos segmentos da sociedade e mais duas audiências públicas para aprovação de regimentos.    
 

 


Ao iniciar os trabalhos, o secretário adjunto de planejamento da Semurb, Thiago Mesquita, que também é coordenador técnico do Plano, lembrou que estava retornando à zona Norte para fazer uma nova oficina para aplicar a metodologia que foi aperfeiçoada e foi aplicada nas outras regiões. E explicou que o objetivo da revisão é fazer cumprir um dos objetivos da lei que é o pleno desenvolvimento das funções sociais, e ambientais da cidade e da propriedade para garantir um uso socialmente justo e ecologicamente equilibrado do território, de forma a assegurar a todos os habitantes, condições de qualidade de vida, bem-estar e segurança. "Precisamos fazer uma autocritica do plano. Ver o que não funcionou e o que funcionou, potencializarmos", destaca.    

 


O processo foi dividido em cinco etapas - Planejamento, leitura da Cidade, sistematização e elaboração da minuta, conferência e, por último, a Câmara. Está, atualmente, na fase de leitura comunitária, onde, através dela, está ouvindo a população, que apresenta os problemas e as potencialidades da região.  Encerrada esta fase, se inicia a quarta etapa, que é a sistematização das propostas, cujas reuniões começam na próxima quarta-feira (25/09) com os grupos de trabalhos GTs.  Alerta que a população deve acompanhar e estar presente em todas as etapas de discussão até ela chegar à Câmara, quando ela será discutida e votada.

 

 

"Os dados apresentados da zona  norte mostram que a area é de adensamento basico, ou  seja, 1.2, como nps bairros de Capim Macio, Planalto entre outros. O  padrão de verticalização é de 4 a 8 pavimentos, contudo é permitido poder chegar até 20 metros de altura.  Na comparação, o padrão do emprendimento é similar com a da zona oeste, como no planalto. Mostrou que o atual plano incentiva adensar algumas áreas, mas isso não foi de fato o que aconteceu. Avaliar o que aconteceu, nos ultimos 12 anos é o que estamos fazendo agora", ressaltou ele.  

 


A região tem duas ZPAs  (Zonas de Proteção Ambiental) a serem regulamentadas - 8 e 9  - e uma ZET-4 (Zona Especial Turística) que vai do Forte Redinha Nova, area de operação urbana - indicativo de cresicemnto mais acentuado, machas de AEIS e uma ja estabelecida a de Jardim Progresso.  Neste sábado (21/09), acontece uma nova oficina na região pela manha, na faculdade Estácio, em Igapó.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css