11/09/2019 18:59
  • Rede Municipal de Ensino capacita gestores para escolha dos livros didáticos 2020
Adrovando Claro

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reuniu nesta quarta-feira (11/09), os gestores da Rede Municipal de Ensino, para uma formação especifica para a escolha dos livros didáticos que serão utilizados no ano letivo de 2020, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A formação aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O prazo final para escolha das obras didáticas para os Anos Finais do Ensino Fundamental termina no dia 16 de setembro.

As assessoras pedagógicas do Departamento de Ensino Fundamental, Vânia Lúcia de Lima e Ana Maria Medeiros Lucas, formadoras do Setor de Planejamento e Avaliação do Ensino Fundamental (Sapef), conduziram toda a formação com orientações e critérios para que os gestores observassem na seleção dos livros didáticos. O acesso ao sistema Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo também foi orientado para que o registro da escolha possa ser feito pelo gestor direto da própria escola.

Todas as escolas receberam das editoras entre julho e agosto amostras dos livros para que os professores e equipe pedagógica realizassem a avaliação e análise de cada obra individualmente. Além disso, durante o mês de agosto e setembro, aconteceram formações com os professores, mostrando os critérios de como escolher as obras adequadas para o período quadrienal que os alunos utilizarão os livros nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

De acordo com a assessora pedagógica, Vânia Lima, vai prevalecer a decisão da maioria na seleção das obras didáticas. Cada gestora vai ter a responsabilidade de colocar no sistema interativo os livros escolhidos na unidade de ensino que atua. “A escolha do nosso PNLD 2020 vai ser unificada. Então, a escolha é democrática. Cada escola vai escolher os seus livros, mas vai prevalecer a vontade da maioria. Então, por exemplo, se escolheu um livro de Geografia, vai prevalecer aquele que todos os professores de Geografia optaram como o mais preferido. Os livros serão entregues pelos Correios nas escolas a partir de novembro. Na página da plataforma, tem um sistema de distribuição que podemos acessar e monitorar o processo de distribuição e entrega”.

Clenilson Campos Ferreira, gestor pedagógico da Escola Municipal João XXIII, localizada no bairro do Alecrim, disse que a escolha do livro didático é importante para servir de parâmetro numa convivência e aprendizado cada vez mais relacionado ao cotidiano da sociedade. “Hoje, a Rede Municipal de Ensino de Natal recebe alunos de todo o país, uma vez que existe uma mobilidade urbana muito grande da sociedade. Desta forma, cada estudante vem com uma formação diferente em cada disciplina. Por isso que é importante a escolha do livro didático em cada disciplina, pois cada obra vai trazer o conhecimento que está sendo trabalhado em todo o país, atendendo também as especificações locais, evidente de cada comunidade”.