Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/07/2019 09:00
  • Solenidade de encerramento do Maio Amarelo destaca Natal no cenário nacional da Mobilidade

Pelo sexto ano consecutivo, o Movimento MAIO AMARELO chamou a atenção de todo o planeta para uma causa urgente e que envolve toda a sociedade: o grande número de vítimas de acidentes de trânsito. A conscientização e a educação, promovidas através de ações, são formas de parar essa tragédia mundial. Então toda iniciativa nesse sentido precisa ser reconhecida. E as melhores, premiadas! Esse foi o objetivo da cerimônia de encerramento do MAIO AMARELO 2019, realizado na última semana (dia 28/06), em Natal (RN). A cidade foi um dos destaques do evento sendo reconhecida em sua política de educação para o trânsito voltada para salvar vidas.

 

O evento, recheado de exemplos de boas práticas para um trânsito mais seguro, foi sediado pela Prefeitura Municipal de Natal, com apoio do FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. A grandiosidade da cerimônia refletiu os números obtidos pelo MAIO AMARELO 2019.

 

A campanha do MAIO AMARELO 2019 teve como mote “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” e, por intermédio das crianças, sob a assinatura “#ME OUÇA”, levou à sociedade reflexões sobre como preservar vidas. Patrocinada pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), as peças, vídeo e spots disponibilizados à sociedade foram baixados mais de 20 mil vezes.

 

 

Mais de 21 milhões de pessoas receberam algum tipo de informação sobre o MAIO AMARELO. Foram mais de 100 milhões de acessos em sites e redes sociais do movimento. A imprensa de todo o mundo também contribuiu disseminando a cultura da paz no trânsito. Foram mais de 11 mil notícias publicadas ao longo do mês de maio, gerando mídia espontânea de R$ 169 milhões.

 

Festa e reconhecimento

Além de representantes dos organizadores do evento, diversas entidades ligadas ao trânsito nacional estiveram presentes. Entre elas a AND – Associação Nacional dos Detrans, o FOCOTRAN – Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto MOBIH.

 

João Batista, cerimonialista da Prefeitura de Natal, conduziu o evento. No palco, também comandando a festa, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, criador do Movimento Maio Amarelo, que chamou, um a um, os condecorados deste ano, com apoio da jornalista e observadora certificada Daniela Gurguel, que também participou da criação do Movimento.

 

“É importante dizer que o Movimento Maio Amarelo não acontece somente na Internet, mas sim, trata-se de um movimento que contagia, que leva as pessoas para as ruas, que este ano teve uma expansão internacional com ações que aconteceram no Uruguai, que fez um trabalho muito bacana”, destacou Ramalho, que aproveitou para agradecer todos aqueles que, ano após ano, tem apoiado o Maio Amarelo.

 

Para abrir a cerimônia a cantora Daniela Fernandes, acompanhada da violonista Juciana, interpretou uma versão da música Trem Bala, de Ana Vilela, com o tema trânsito, colocando os presentes em reflexão para a segurança de todos. Na sequência, o grupo de teatro da STTU (Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano) de Natal apresentou paródias da educação para o trânsito.

 

Natal e a celebração da vida no trânsito

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos abriu o evento destacando a alegria e gratidão da cidade em sediar a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo 2019, citando que o movimento é feito por todos. “Trata-se de um momento festivo e de reconhecimento em Natal, que tem no seu nome a ideia da celebração da vida”, ressaltou.

 

Elequicina propôs à plateia uma reflexão sobre quantos são os parentes e amigos vítimas do trânsito. “Por isso, cuidar da vida no trânsito é nossa maior missão enquanto gestores das políticas públicas voltadas para a mobilidade das cidades, principalmente quando olhamos para as estatísticas que apontam o Brasil como terceiro país mais violento no trânsito”.

 

Homenagem especial

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal fez uma homenagem especial à funcionária pública que foi a pioneira na implantação de ações do Maio Amarelo, a pedagoga Alcina Pereira, e desta forma condecorando fraternalmente todos que integram a STTU.

 

Alcina coordenou inúmeros projetos de educação para o trânsito, entre eles o “Transitando na cidade” e a criação do agente mirim de trânsito, disseminando o Maio Amarelo em todo o Rio Grande do Norte.

 

Reconhecimentos prestados

Campanha #Meouça – Agência Atua

 

Apoio: Ministério da Infraestrutura, Prefeitura de Natal, ARTESP

 

Patrocinadores do Maio Amarelo

Categoria ouro: Anfavea, iFood e Sindseg-SP

Categoria prata: Auto Avaliar, Raízen e Uber

Categoria Bronze: Águia Branca, Instituto Mobih e Sascar

 

Representantes destaques

Ouro: Rositânia Pereira de Faria (MA), Ricardo de Paulo e Marta Rosa dos Santos (RO) e Édina Poleto (ES)

Observadores certificados destaques: Bronze: Abimadabe Vieira, Adelmo Oliveira Amorim e Reginaldo Frigeri Martins

 

Premiados na iniciativa privada

Categoria ouro: Renault, Suhai e Waze

Categoria prata: iFood, Rodobens e Valecard

Categoria bronze: Bradesco Seguros, Natura, Stock Car e Webmotors

 

Premiados do poder público

Categoria ouro: DETRAN-MA, DETRAN-DF e STM-SP

Categoria prata: DETRAN-AC, DETRAN-AL e STTP Campina Grande

Categoria bronze: DETRAN-RJ, DETRAN-ES, DETRAN-RO e Conseg de Blumenau

Premiados da imprensa

Ouro: Jornal Nacional, da TV Globo (jornalista César Menezes)

Prata: BandNews

Bronze: Rádio Trânsito, Brasil Caminhoneiro e TV Brasil

 

Ação Internacional: Mayo Amarillo em Uruguay – da

 

Cidadão Laço Amarelo: Antonio Carlos Botelho e Megale e Fred Carvalho

 

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css