25/06/2019 16:00
  • Estudantes secundaristas elegem representantes no Conselho de Transporte e Mobilidade

Ocorreu na manhã desta terça-feira (25) a eleição do membro representante dos estudantes secundaristas para o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU), biênio 2019/2021. Ao todo, sete entidades compareceram a reunião, que foi convocada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

Durante o encontro, o secretário adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral, explicou as funções do CMTMU e a importância da representação estudantil no Conselho. Em seguida, os presentes foram consultados sobre as candidaturas as vagas.

Em comum acordo, as entidades escolheram a União Metropolitana dos Estudantes Secundarista (UMES Natal) como titular e o Grêmio Todas as Vozes, da Escola Estadual Floriano Cavalcanti, como suplentes. As entidades indicaram Nayara Mirely da Costa Rodrigues e Maria Eduarda Cabral Santos, respectivamente, para ocupar as cadeiras.

Participaram da reunião – além das entidades eleitas – a Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e os grêmios da Escola Estadual Walter Duarte, Escola Estadual Anísio Teixeira e do IFRN da Cidade Alta.

ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DE ENSINO SUPERIOR

Na quarta-feira (26) ocorre a reunião para eleição do representante dos Diretórios Centrais de Estudantes das entidades de ensino superior, às 10h, na sede da STTU. Para participar, o presidente da instituição deve vir munido de declaração da instituição de ensino da qual é representante, podendo participar representantes de instituições de ensino superior tanto públicas e privadas sediadas em Natal.

A publicação do edital de convocação pode ser vista neste link: http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20190617_b0b25f6c39e31344be066fce6e7e7f45.pdf

O CONSELHO

O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) é um órgão colegiado de controle social das ações da mobilidade urbana em Natal. O Conselho, que tem 20 anos, é composto por 30 membros, tanto da sociedade civil como de organizações governamentais.

Dentre as atribuições do CMTMU está acompanhar e avaliar a política municipal de transporte e trânsito, promover a integração entre os órgãos na mobilidade urbana, participar das discussões sobre a política tarifária do transporte público e fiscalizar a prestação do Sistema de Transporte Público Coletivo e Individual.