26/03/2019 14:15
  • Pontos de ônibus ganham sistema de identificação de linhas em Braille

Natal está ganhando as primeiras unidades de pontos de ônibus com sistema de identificação de linhas em Braille. O modelo foi testado nesta terça-feira (26) pelo presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte, Ronaldo Tavares durante visita técnica a um abrigo de passageiros localizado na Av. Cordeiro de Farias, em Petrópolis.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (SETURN).

O sistema de identificação das linhas de ônibus está sendo instalado nos pontos de ônibus e em locais acessíveis ao toque dos dedos do usuário com deficiência visual, possibilitando a identificação dos destinos que operam naquela plataforma de embarque e desembarque de passageiros.

Para o presidente da Sociedade do Cegos do RN, Ronaldo Tavares “a implantação da sinalização contempla uma luta histórica para pessoas com deficiência visual na cidade de Natal e promove a autoestima destes usuários no sistema de transporte do município. Parabenizo a Prefeitura do Natal pelo trabalho e a todos nós por mais essa conquista.”

PONTOS DE ÔNIBUS COM SINALIZAÇÃO EM BRAILLE JÁ INSTALADA:

AVENIDA PRUDENTE DE MORAIS

- Parada Morton Farias (S403) – Lagoa Nova

- Parada Francisco Borges de Oliveira (S402) – Lagoa Nova

- Parada Anísio Teixeira (L111) – Tirol

RUA DOS CAICÓS

- Parada Joaquim Honório(L226) – Alecrim

AV. GUSTAVO CORDEIRO DE FARIAS

- Parada Le Rivage(L080) – Ribeira

AV. RIO BRANCO

- Parada Ulisses Caldas (L139) – Centro

AV. JOÃO MEDEIROS FILHO

- Parada UERN (L032) – Potengi

- Parada Santa Luiza (L0259) -

AV. DOS POTIGUARES

- Parada Virgílio Trindade (0257) – Lagoa Nova

- Parada APAE(0259) – Lagoa Nova

BRAILLE

O Braille é um sistema de leitura, por meio do tato, desenvolvido para cegos e criado pelo francês Louis Braille e sua leitura é realizada por meio da sensibilidade epicrítica do ser humano, ou seja, capacidade que as pessoas têm de distinguir, na polpa digital, relevos posicionados entre pontos.