Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/11/2018 13:25
  • STTU implanta botoeiras sonoras e em braille na cidade
Argemiro Lima

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está implantando boteiras sonoras e em braille na cidade para auxiliar a travessia das pessoas com deficiência visual.

 

Externamente igual a convencional, a botoeira foi desenvolvida para ajudar a inclusão do deficiente visual na mobilidade urbana. Para acessar o sistema, a pessoa mantém o botão apertado por 5 segundos e após este período, a botoeira emite um BIP sonoro, que é a indicação de que o recurso foi acionado. Quando da abertura do sinal verde para o pedestre a boteira emite um BIP sequencial que reduz os intervalos conforme o tempo de travessia vai se esgotando.

 

Para o presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN), o radialista Ronaldo Tavares da Silva “as botoeiras sonoras e em braille são fundamentais para a boa mobilidade e locomoção das pessoas cegas e com baixão visão em Natal. E, portanto, é mais uma conquista para nossa sociedade junto a Prefeitura do Natal e devemos parabenizar pela iniciativa.”

 

Entre os benefícios do equipamento estão: a possibilidade de permitir mais mobilidade e segurança na travessia do deficiente visual na via, acompanha placa de instrução em braille fixada junto ao equipamento e elimina poluição sonora, pois somente será acionada na presença do deficiente.

 

De acordo com a STTU, as primeiras unidades foram implantadas na Av. Rio Branco (Altura do Escola Winston Churchill) e na Av. Coronel Estevam (na altura da Central do Cidadão e Escola Nossa Senhora das Neves, respectivamente).

 

A nova sinalização sonora para o deficiente visual está em sintonia com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito, incluindo a identificação com sinalização tátil e de alerta.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css