11/09/2017 11:57
  • Escola Municipal Ascendino de Almeida promove Caminhada pela Paz e comemora 23 anos de atividades
Adrovando Claro

A Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, localizada no bairro Pitimbu, completou 23 anos de atividades educacionais na última sexta-feira (08), e promoveu uma Caminhada pela Paz, saindo da entrada do bairro Planalto até a sede da escola. O evento teve a participação dos alunos, professores, funcionários, pais e a comunidade escolar.

A Caminhada pela Paz representou uma aula de cidadania, mostrando o trabalho que começou na escola para conscientizar os estudantes e a comunidade quanto a importância da cultura de paz e refletir sobre as ações e comportamentos que geram violência.

No trajeto da Caminhada por seis ruas do Conjunto Cidade Satélite e do bairro Pitimbu, os alunos apresentaram faixas com palavras promovendo a Paz e cartazes com personalidades como Chico Xavier, Dalai Lama, Malala Yousafzai, Chico Mendes, Madre Teresa, John Lennon, Nelson Mandela e Dom Helder Câmara. Músicas com temas da Paz foram cantadas pelos participantes, além da roupa branca que marcaram a caminhada da comunidade escolar festejando a opção por um mundo melhor e com mais harmonia, e sem violência.

O professor de Artes, Josenildo Pinheiro, um dos coordenadores da Caminhada, destacou que “foi uma ação para promover os 23 anos da Escola Municipal Ascendino de Almeida com uma Caminhada para reflexão do elevado índice de situações onde a agressividade vem gerando a violência na sociedade, precisando cada vez mais reforçar a cultura de paz”.

A aluna do 4º ano, Maria de Fátima da Silva, de 12 anos, explicou que várias atividades em sala de aula prepararam os estudantes para a Caminhada. “Nós conhecemos o trabalho dos pacifistas pelo mundo e também aprendemos sobre músicas que falam da Paz”, disse Maria de Fátima.

O encerramento da Caminhada pela Paz aconteceu na quadra esportiva da escola, festejando com um bolo de aniversário a data de homenagem à fundação da instituição. Incluiu ainda na programação uma apresentação do coral infantil da unidade de ensino cantando o hino comemorativo da história da escola e do patrono professor Ascendino de Almeida.