11/08/2017 14:59
  • Adolescentes do Ceduc Pe. João Maria recebem atendimento ondontológico
Divulgação SMS

As ações de promoção à saúde bucal promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dentro do sistema penitenciário potiguar em Natal beneficiaram, nesta quinta-feira (10), as adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Educacional Feminino Padre João Maria, no bairro do Potengi, zona Norte.

A diretora do Distrito Sanitário Norte 2, Aldair Silva, explicou que a ação integra o calendário elaborado em março passado, voltado para o atendimento odontológico de pessoas que cumprem medidas de privação de liberdade no município. Os serviços foram feitos na Unidade Odontológica Móvel, adquirida pela Prefeitura do Natal por meio do programa “Brasil Sorridente”.

“Foram atendidas oito adolescentes internas na unidade, de forma plena e satisfatória, com os cuidados e procedimentos bucais necessários para garantir dignidade e acesso aos serviços da rede de assistência municipal à saúde”.

Aldair afirmou que deve ser feita uma reunião na próxima semana, com a direção do Distrito Sanitário Sul, para a expansão dos serviços para as unidades prisionais situadas na zona Sul de Natal. “Estamos organizando nossas agendas, no intuito de ampliar a cobertura dos serviços oferecidos e atender um número maior de pessoas nessa situação”.

O trabalho de promoção à saúde e prevenção e combate às doenças nas unidades penitenciárias de Natal é desenvolvido pela Comissão de Saúde Prisional. Entre os serviços, estão a realização de consultas e exames médicos e laboratoriais, vacinação, preventivos e exames de combate aos cânceres de mama e útero, escabiose e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).