11/08/2017 10:42
  • Semdes e UFRN realizam II Workshop de Proteção e Defesa Civil
Divulgação Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN realizaram durante essa quinta-feira (10), o II Workshop de Proteção e Defesa Civil abordando o tema “Elaboração Interinstitucional do Plano Municipal de Contingência da Cidade de Natal: Construindo Natal Resiliente”. O Workshop foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e reuniu gestores e técnicos das esferas federal e municipal.

O objetivo principal do evento foi falar do planejamento e elaboração de um plano de contingência específico para a capital potiguar. Essa iniciativa vai proporcionar um documento onde estarão definidas as responsabilidades estabelecidas para cada órgão do município, de maneira a prevenir e atender emergências relacionadas a problemas climáticos ou outros de vertentes naturais que comprometam a segurança das pessoas. O plano também deve conter as características das áreas da cidade e as formas de atuação das equipes de defesa civil.

O Workshop seguiu um cronograma de debates que passou pela apresentação do Plano de Contingência ressaltando as experiências e as problemáticas vivenciadas na cidade, falou do papel do órgão municipal de Proteção e Defesa Civil e de seus parceiros, discutiu e esclareceu dúvidas dos presentes, além de expor informações dos formulários de entrevistas realizadas na Semdes, como também a presentação de formulários para preenchimentos dos gestores e técnicos participantes do evento.

O momento foi aberto com a fala do secretário da Semdes, João Paulo Mendes, que apontou para a importância desse trabalho técnico que deve viabilizar maior proteção para Natal, fazendo com que as crises naturais possam ser prevenidas ou atenuadas pela ação integrada e planejada dos vários órgãos municipais. “É uma iniciativa importante para Natal, e principalmente, para os moradores de áreas sujeitas a emergências dessa natureza. Agora temos que ter consciência que o Plano não é uma ação isolada do poder público, ele deve contar com o apoio e participação da população”, comentou.

Além dos técnicos da Semdes e da UFRN, o Workshop contou com a participação dos representantes das secretarias municipais de Planejamento (Sempla), Saúde (SMS), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação (Secom), Obras e Viação (Semov), Esporte e Lazer (Sel), Habitação (Seharpe), Urbana e Guarda Municipal do Natal (GMN).

A elaboração do Plano de Contingência de Natal conta com a orientação da equipe do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ergonomia da UFRN (Grepe), coordenado pelo professor doutor Ricardo José Matos de Carvalho.