05/05/2017 15:36
  • Natal apresenta resultados obtidos pelo Vigiadengue em reunião internacional na Colômbia

Único município brasileiro a participar das reuniões anuais da Rede Dentarget, realizada na semana passada na Colômbia, Natal apresentou os resultados obtidos com o sistema de monitoramento ativo com base nas vigilâncias epidemiológica e entomológicas das arboviroses de importância para a saúde pública, o Vigiadengue. Entre eles, a redução de 96,2% no número de notificações de casos de dengue em um ano.

Segundo o chefe do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (CCZ-SMS), Alessandre Medeiros, a continuidade dos resultados positivos garantem o sucesso do sistema, totalmente desenvolvido pelos servidores municipais e que obteve reconhecimento internacional, fazendo com que Natal fosse o primeiro município brasileiro a participar do Dentarget.

“Este ano, apresentamos os avanços que conquistamos desde a última reunião do Dentarget, realizada em junho do ano passado no México quando apresentamos o Vigiadengue durante o evento. Isso porque continuamos aprimorando o sistema de monitoramento e alcançando bons resultados na prevenção e no combate ao mosquito”.

Ele explicou que o objetivo das reuniões do Dentarget é desenvolver uma rede de pesquisa para produção e troca de informações científicas para a tomada de decisões sobre a estratificação de risco de transmissão da dengue e avaliação da eficácia e relação custo-eficácia das intervenções preventivas e de controle na América Latina.

A sigla corresponde a “A eficácia do alvo, avaliação de risco baseada, controle da dengue" e é uma rede criada no âmbito da cooperação entre diferentes países em torno dos problemas comuns e correntes de dengue e a necessidade para avaliar intervenções alternativas para prevenção e controle, especialmente na América Latina. É composta por pesquisadores e profissionais do Brasil, Colômbia, Cuba, México e Peru e proposta do Instituto de Medicina Tropical da Bélgica.