Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/04/2017 12:08
  • Vida Saudável e Tenda do Conto melhoram qualidade de vida dos servidores da Saúde
Divulgação SMS

Promover o bem-estar e a saúde emocional e física dos servidores da rede municipal de assistência à saúde, por meio de ações e atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho. Com esse objetivo, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem feito significativos investimentos na melhoria da qualidade de vida e valorização profissional de seus servidores, nos últimos quatro anos.

Entre as medidas desenvolvidas estão as atividades dos projetos “Vida Saudável” e “Tenda do Conto”, promovidos pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde de Natal (NSTS), que abrangem ações preventivas, ginástica laboral, palestras educativas, mesas redondas sobre temas relacionados à saúde, troca de experiências, combate às doenças e agravos, acolhimento e escuta qualificada e atividades físicas e esportivas.

As condições do ambiente de trabalho também são importantes para o bem-estar e a saúde emocional e física dos servidores, por causarem impactos diretos nestes. Diante disso, as obras de reformas e ampliação das unidades de saúde municipais também podem ser vistas como uma forma de investimento nesta área, ao oferecer um ambiente moderno, com maior comodidade, praticidade e conforto.

Segundo o secretário adjunto de Gestão Participativa, do Trabalho e da Saúde da SMS, Marcelo Bessa, todas essas ações compõem a aplicabilidade da Política Municipal de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS de Natal. E também é uma forma de valorização do servidor, que desenvolve seu trabalho sempre voltados para o bem-estar da população.

“Seu objetivo é oferecer um conjunto de atividades não somente desportivas, mas também de proteção e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do SUS. Assim, passo a passo, gestão e trabalhadores constroem ambientes de trabalho mais humanos e saudáveis para todos”.

Ações e atividades desenvolvidas

Dentro do projeto “Vida Saudável”, são realizadas atividades voltadas para o lado emocional e principalmente, o físico, como a prática de caminhada e alongamento, duas vezes por semana, para os servidores que atuam no nível central. Também é feita ginástica laboral, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP) e Maurício de Nassau.

Para a responsável pelo NSTS, Eleonora Barreto, a melhoria da qualidade de vida e de ambiente de trabalho dos servidores são extremamente importantes e proporcionam resultados visíveis e reais para o trabalhador do SUS municipal.
“Uma prova é o projeto “Tenda do Conto”, que oferece um momento de compartilhamento de vida muito importante, realizado sempre que surge a necessidade, tanto no nível central da SMS como nas unidades de saúde, principalmente em casos de forte estresse para os servidores".

O setor de acolhimento e escuta do trabalhador, que funciona no primeiro piso do nível central da SMS, em Areia Preta, também tem se configurado em um espaço de atenção e cuidado com o servidor.

Eleonora disse ainda que há ações estruturantes, direcionadas para a construção de processos de trabalho permanentes, como a criação e qualificações das Comissões de Saúde do Trabalhador do SUS, ocorrido no ano passado e ainda a construção dos mapas de riscos das unidades, para efetivar o projeto de saúde do trabalhador.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css