12/04/2017 15:40
  • Plano de ordenamento da orla de Ponta Negra tem avaliação positiva
Alex Régis

Passados os primeiros trinta dias da implantação do Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização Integrada da Orla de Ponta Negra, os resultados obtidos foram muito positivos. Essa avaliação foi da titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Virginia Ferreira que esteve na manhã desta quarta-feira, 12, conferindo os resultados das ações realizadas na orla, nesse período. Essa nova etapa será para consolidar e aperfeiçoar o trabalho com o licenciamento e a aplicação das regras para o funcionamento do comércio da área.

Em maio será iniciado pela Semurb um curso de capacitação em Gestão Ambiental, voltado especialmente para os comerciantes de Ponta Negra. Eles vão receber noções de educação ambiental, acondicionamento correto dos resíduos, orientações sobre o código de defesa do consumidor, entre outras informações. Ao concluir o curso ele estará apto a receber a Autorização Ambiental, expedida pela secretaria, que terá validade de 01 ano, período que Prefeitura deverá lançar os editais de uso e ocupação do espaço público, é o que informa o supervisor de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.

Outro trabalho que está em fase final são os editais para o credenciamento do comercio ambulante, que segundo Dianna Dantas, fiscal da secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) foi dividido em três grupos, para facilitar a aplicação das regras. Nele estarão contidas todas as normas sanitárias e de posturas que devem ser atendidas para se habilitar a concorrer a uma vaga, levando sempre em consideração o critério social de cada um, ressalta ela. O trabalho está sendo conduzido pela secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Covisa e a Procuradoria Geral do Município.

Também está em fase de conclusão os Termos de Referência para padronização de cadeiras e guarda-sóis, das lixeiras e a sinalização dos equipamentos, como quiosques. Esse trabalho está sendo conduzido pelos técnicos da Semurb, enquanto que a dos artesãos foi elaborado pela Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte). Algumas ações deverão acontecer nos próximos dias junto à quiosqueiros e locadores de mesas, no que diz respeito à arrumação das mesas e cadeiras nos espaços, conforme estabelece o Plano.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Também nessa quarta-feira, 12, foi apresentada a campanha publicitária que será veiculada nas redes sociais da Prefeitura buscando o engajamento e a adesão da população ao trabalho, que está sendo realizado na orla de Ponta Negra. Foi criada uma marca chamada ‘Nossa Orla’ com o objetivo de atrair e convidar a sociedade a voltar a frequentar aquela praia e desfrutar da sua beleza e dos seus espaços que ora se abrem com o reordenamento.

Para reforçar a campanha também conta com um vídeo em 2D, de 59”, que mostra de forma didática como a orla está sendo organizada e como a população poderá desfrutar. A veiculação dos post’s nas redes sociais foram iniciadas hoje e deverá se estender por todo o ano.