17/03/2017 15:16
  • Grupos de idosos e comunidade do Igapó aderem à Campanha Sexta Sem Mosquito
Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal promoveu nesta sexta-feira (17) mais uma edição da Campanha Sexta Sem Mosquito, no Bairro de Igapó, associando diversas ações de promoção à saúde ao combate ao Aedes aegypti. A ação iniciou com uma caminhada de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, com a participação do Grupo de Idosos Vida e Saúde, os agentes comunitários de Saúde e de agentes de combate às endemias, além da comunidade do bairro, formando o Bloco “Folia Sem Preconceito”.

O bloco percorreu as principais ruas do bairro: Ruas de Novo Recreio, Santo Antônio, São Pedro, Santo Inácio, Nossa Senhora do Ó, retornando até a Unidade Básica de Saúde de Bela Vista, onde aconteceu a apresentação de Teatro de Fantoches da Caern, com o tema “Água Limitada”, e o teatro dos agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o tema sobre o combate às arboviroses. Além disso, os participantes fizeram exercícios de alongamento e dança supervisionados por uma educadora física.

A diretora da UBS de Bela Vista, Ednalva Melo, disse que a comunidade é bastante participativa e receptiva nas ações realizadas pela SMS. “Eles recebem as atividades com muito entusiasmo e disposição, especialmente o grupo de idosos que está na faixa etária entre 60 a 89 de idades”.

A chefe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ, Huylliane Souza, comentou que a ação teve uma característica importante, porque a caminhada potencializou a disseminação da informação, alertando a população na corresponsabilidade da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

A participante do Grupo de Idosos, Antônia Barbosa, 87 anos, demonstrou a satisfação de participar dos ventos da SMS. “Gosto muito de participar porque eu me divirto muito e coloco meu corpo em funcionamento para não ficar com doenças”.

“Acho, ótimo, bonito e gostoso fazer caminhadas e dançar. Aqui é muito bom e sinto uma grande alegria participar e aprender como se prevenir e ter uma vida mais saudável”, afirmou a Joana Silva, 84 anos.

Ao longo de toda a manhã, os agentes de combate às endemias realizarão visitas domiciliares nos locais de maior risco entomológico e epidemiológico. A Urbana realizará a limpeza de terrenos baldios nas Ruas Alvorada, Santo Inácio, Nossa Senhora do Ó, Isabel de Brito, Henrique Dias, Santa Luzia e Vivaldo Cavalcante nos dias 16 e 21 deste mês.

As atividades continuaram com distribuição de hipoclorito de sódio para higienização de frutas, verduras e legumes; verificação de pressão arterial; avaliação odontológica; sorteio de brindes, corte de cabelo, confecção do Cartão SUS, entre outras. As ações contaram com o apoio da Drogaria Paiva, Atacado Progresso, Nivaldo Bacurau e comerciantes do Bairro de Igapó.