30/07/2015 11:30
  • Parque da Cidade abre exposição fotográfica sobre o meio ambiente

A paixão pela fotografia uniu um grupo de pessoas de profissões diversas, que durante oito sábados seguidos abriram mão do lazer e de momentos com a família para desvendar os segredos de como tirar uma boa foto. Eles participaram do primeiro curso de fotografia realizado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ministrado pelos fotógrafos potiguares Alex Régis e Vlademir Alexandre, ambos com larga experiência na profissão. O curso “Fotografia, Arte e Meio Ambiente” chega ao seu final neste dia 1º de agosto, com a entrega dos certificados de participação, premiação da melhor foto e a abertura da exposição fotográfica dos alunos, no hall principal.

As belezas arquitetônicas e naturais do Parque da Cidade foram exploradas visualmente e os alunos conheceram melhor a Unidade de Conservação Municipal, fizeram trilhas e buscaram na simplicidade da natureza, o elemento essencial e o melhor ângulo para cada foto. Em cada aula eles puderam aprenderam a respeitar o meio ambiente, a respeitar o objeto ou pessoa a ser fotografada e entenderam que o respeito ao bem público está acima da sua vontade de fotografar.

O fotógrafo/professor Vlademir Alexandre disse que já conhece o Parque da Cidade, mas foi por meio do curso que teve a oportunidade de um contato mais íntimo com a riqueza natural do lugar e se surpreendeu com o nível dos alunos. “Os alunos são de alto nível e com uma diversidade de áreas de atuação profissional muito bacana. Os alunos que trabalham no Parque e participaram do curso, enriqueceram nossas aulas com informações mais aprofundadas e fizeram o diferencial desta turma. O clima gerado pela troca de experiências foi propício para o êxito do aprendizado de todos”, garantiu.

“O curso foi ótimo e serviu para eu alcançar os meus objetivos. Eu já gostava de fotografar e agora aprendi a técnica de fazer uma boa foto. Até comprei uma máquina fotográfica e vou começar a colocar em prática tudo o que os professores ensinaram”, disse Willime Júnior, que trabalha como zelador no Parque da Cidade e viu no curso uma ótima oportunidade de mudar de profissão.

Para o engenheiro civil, Fernando Medeiros, que também participou do curso, “a experiência vivenciada na sala de aula e no campo, além de técnicas diversas de utilização dos equipamentos, ajudou a melhorar o meu senso crítico quanto às imagens e reforçou ainda mais o meu respeito pela natureza”.

Alex Régis, outro fotógrafo/professor do curso denomina o Parque da Cidade como um lugar mágico, onde é possível aprender alguma coisa sempre que vai lá. “Os animais do Parque sempre nos recebem com muito carinho e, claro, nós sempre respeitamos os limites de cada um deles”. Para ele, os alunos surpreenderam no desempenho e quem quiser, está apto a vislumbrar uma profissão de fotógrafo. “Demos o primeiro passo. Eles aprenderam muito rápido o que nós passamos durante as aulas e ainda vão ser grandes fotógrafos. O reflexo do alto padrão das fotos poderá ser visto pelo público na exposição fotográfica que vai ficar no Parque da Cidade”, elogia.

O gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, comemora mais essa parceria que deu certo. “Esse curso de fotografia foi uma oportunidade para os funcionários verem o Parque com outro olhar, e aliado à técnica de fotografar, eles aumentaram a sensibilidade e o respeito ao meio ambiente.”

A solenidade de encerramento acontecerá neste sábado (1º), a partir das 15 horas, no Parque da Cidade. A abertura será com uma palestra do arquiteto, urbanista e ambientalista Francisco Iglesias no auditório. Em seguida, os participantes receberão o certificado de participação e o vencedor da melhor foto, escolhida por uma comissão composta pelos dois professores e mais o fotógrafo Canindé Soares, receberá um prêmio. Ao final, as 15 melhores fotos ficarão expostas no hall principal e passarão a fazer parte do acervo do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.