30/06/2015 12:38
  • Samu Natal realiza serviço de excelência no atendimento pré-hospitalar
Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) existe há 13 anos prestando serviços à população, provendo o atendimento pré-hospitalar. O Samu Natal é referência em prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, garantindo atendimento precoce. No primeiro quadrimestre de 2015, o Samu Natal realizou 20.711 chamados e 700 atividades educativas. Nesse período, o Samu Natal recebeu 218 chamadas por engano e 615 trotes.

As ligações 192 são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. Toda ligação é gravada. O caso relatado na ligação é passado ao médico que faz a regulação, e presta orientações relativas aos primeiros socorros, e identifica qual tipo de ambulância a ser enviada para o local da ocorrência.

O Samu Natal deve ser acionado em casos de dores com início súbito, intoxicações ou envenenamento, queimaduras graves, queda acidental, atropelamentos, traumas e fraturas, acidentes com ciclistas e motociclistas, acidentes de veículos e capotamentos, entre outras ocorrências de urgência.

“Procuramos chegar ao cidadão acometido por uma urgência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, pediátrica, obstétrica e/ou psiquiátrica nos primeiros minutos após o agravo, prestando atendimento adequado no local e transporte a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao SUS, quando necessário”, afirmou Moisés Cruz, coordenador administrativo do Samu Natal.

Diante da importância do serviço, o coordenador administrativo faz um apelo à população, para não realizar trotes para o Samu Natal. “Isso dificulta o serviço, tanto congestionando as linhas, quanto perdendo tempo de resposta ao atendimento de uma vítima, ou prestação do socorro. Além disso, é crime passar trote e pode responder tanto o autor, quanto os pais ou responsáveis, se for praticado por uma criança ou adolescente”, destacou Moisés Cruz.

Além dessas atividades, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Natal realiza diversas atividades educativas que são destinadas à Rede de Atenção à Saúde, entrelaçando os diversos componentes como a Rede de Atenção as Urgência, Rede Atenção Psicossocial, Rede de Atenção Básica, instituições públicas e privadas, instituições parceiras e comunidade.