Copa 2014 Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/12/2013 18:10
  • Natal é destaque em matéria da agência Associated Press

Natal foi destaque de uma matéria da agência de notícias norte-americana Associated Press sobre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Veiculada desde sexta-feira (20), ela fala sobre três cidades fascinantes do Brasil. Natal, Manaus e Porto Alegre.

Sobre a capital do Rio Grande do Norte, a agência lembra a relação de Natal com os Estados Unidos durante a segunda guerra mundial e a coincidência que é a seleção norte-americana jogar aqui. A matéria foi escrita pelo jornalista John Leicester.

O texto traz também declarações do prefeito Carlos Eduardo e divulga a iniciativa da Prefeitura em elaborar cartões postais em alusão ao encontro histórico entre os presidentes Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas, que marcou a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Leia a tradução abaixo. Para ler a original, clique aqui.

Jovens Americanos

Graças aos militares norte-americanos “Natal foi o primeiro lugar do Brasil a vestir jeans, mascar chicletes e usar Ray-Bans”, disse o prefeito Carlos Eduardo.

É uma grande coincidência que a seleção dos Estados Unidos vai jogar uma das partidas da fase de grupos na litorânea cidade de Natal.

Sua localização no nordeste do Brasil fez a cidade ser estrategicamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, porque era o ponto América Latina mais próximo da África, cerca de 3 mil km ao leste do Atlântico.

Ao assistir brasileiros transformando o dia na praia em arte, surfando nas ondas quentes da cidade e brincando ao sol é atualmente difícil de imaginar o quanto Natal foi importante para a guerra. O campo em Parnamirim virou a maior base aérea norte-americana fora dos Estados Unidos, um “Trampolim para Vitória” para tropas e suprimentos que estavam indo para o combate na África, Europa e Ásia.

A cidade tem uma “Miami Beach (Praia do Miami)”, um nome que os guias turísticos dizem que foi deixado pelos militares norte-americanos que costumavam tomar banho naquele local.

O prefeito é cético quanto a essa tese. Mas, segundo ele, “um monte de americanos casou com mulheres daqui”.

Durante a Copa do Mundo, a Prefeitura do Natal planeja comemorar a conexão com os norte-americanos fabricando cartões postais com a foto do presidente Franklin D. Roosevelt e Getúlio Vargas em um encontro em Natal, em janeiro de 1943, que firmou o acordo entre as nações para a guerra.

O Estados Unidos joga contra Gana no Arena das Dunas, um estádio naturalmente climatizado pela brisa do mar, com um teto branco arqueado que lembra as dunas de areia esculpidas pelo vento e 42 mil lugares em tons claros e escuros de azul, lembrando o mar do atlântico.

Outros jogos são México x Camarões, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css