Biblioteca Virtual do Natal
Registro Bibliográfico: 1133
Tipo de Material: Dissertação
Área Temática: Políticas Públicas
Título: A Escola sob o olhar da família: relações que se compreendem e se praticam no cotidiano.
Autor Principal: Fabíola Fontene Girardi
Local de Publicação: UFRN
Ano de Publicação: 2012
Volume / Paginação: 131f.
Instituição: UFRN
Assuntos Relacionados: Familia, Cultura, Cotidiano - Dissertação, Escola
Notas de bibliografia: GIRARDI, Fabiola Fontenele. A Escola sob o olhar da fam?lia: rela??es que se compreendem e se praticam no cotidiano. 2012. 131 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Notas de Resumo: Esta pesquisa aborda a rela??o fam?lia e escola, sob a perspectiva familiar. Tem como objetivos analisar os sentidos atribu?dos pelas fam?lias ? escola, como espa?o de rela??es plurais e compreender as rela??es que as m?es constituem culturalmente com a escola e suas pr?ticas pedag?gicas cotidianas. Neste processo de pesquisa foram definidos como orientadores os princ?pios da pesquisa no/do/com o cotidiano, privilegiando-se, como interlocutores principais as m?es e os autores como Certeau (1994), Morin (2000) e Freire (1978), dentre outros. No processo de produ??o dos dados, fez-se uso do procedimento da conversa dial?gica. Assim, a partir da conversa dial?gica foram elaboradas an?lises e reflex?es em que se evidencia que as fam?lias s?o oriundas de um contexto sociopol?tico distinto do configurado pela escola. A escola est? em processo de negocia??o com os universos simb?licos das fam?lias, os sentidos que as fam?lias atribuem a ela est?o vinculados aos seus contextos de vida e ?s suas hist?rias. Nesse processo din?mico se configura a ambiguidade e a duplicidade dos discursos familiares que mant?m um discurso de vincula??o e pertin?ncia escolar, mas a escola em seus cotidianos tem o tempo poss?vel. A din?mica da rela??o entre a fam?lia e a escola se configura como complexa, sendo a ambiguidade nos discursos maternos a marca de um pensarfazer sobre a escola no qual se configura as maneiras de fazer da pessoa comum, que envolvem as artes da duplicidade do dizer e fazer, ast?cias e antidisciplinas
Download: Texto completo - BVN Clique aqui
Titulação: Dissertação apresentada ao Programa de Pós - Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como exigência parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento
Rua Dr. Ewerton Dantas Cortez, 1432, Tirol. CEP: 59020-620
E-mail: sempla@natal.rn.gov.br - Telefone: (84) 3232-4906